quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sobre o ensino médio politécnico

Por que e para que reestruturar o ensino médio?
Com currículo fragmentado e dissociado da realidade do aluno, apresenta altos índices de reprovação e repetência (34,7%). Do total de jovens entre 15 e 17 anos, 84 mil (14,7%) estão fora da escola.

Que há a necessidade de transformações na escola ninguém duvida...

O governo do Estado do RS propôs, no final de 2011, algumas diretrizes, a fim de, pelo menos, problematizar, a organização do ensino médio.

É óbvio (e muito construtivo) que muitas questões surgiram...

De qualquer forma, as escolas estão se organizando no sentido de implantar o ensino médio politécnico, construindo práticas muito interessantes, embasadas, por exemplo,  nas concepções de conhecimento e de currículo, inseridas no documento Proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e educação profissional integrada ao ensino médio - 2011 - 2014, publicado em novembro de 2011:
 
A construção de uma nova proposta de Ensino Médio Politécnico tem como fundamento uma concepção de conhecimento compreendido como

[...] um processo humano, histórico, incessante, de busca de compreensão, de organização, de transformação do mundo vivido e sempre provisório; a produção do conhecimento tem origem na prática do homem e nos seus processos de transformação da natureza (SMED, 1999, p.34).

Em decorrência, o currículo é concebido como o conjunto das relações desafiadoras das capacidades de todos, que se propõe a resgatar o sentido da escola como espaço de desenvolvimento e aprendizagem, dando sentido para o mundo real, concreto, percebido pelos alunos e alunas. Conteúdos são organizados a partir da realidade vivida pelos alunos e alunas e da necessidade de compreensão desta realidade, do entendimento do mundo.
Os princípios orientadores dessa proposta são:

  • relação parte-totalidade
  • reconhecimento de saberes
  • teoria-prática
  • interdisciplinaridade
  • avaliação emancipatória
  • pesquisa
Para aprofundar esses e outros temas relacionados, basta acessar o documento aqui.

Aqui, há um texto estruturado em perguntas e respostas, também, bastante esclaredor!

Leituras obrigatórias, em especial,  para os professores!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é mais um espaço de diálogo, por isso teu comentário é essencial!

Como enviar comentários? Se não tens conta em nenhum dos servidores indicados, escolhe a opção Nome/URL. Não é obrigatório preencher a URL.
A opção ANÔNIMO permite o comentário sem a necessidade de senha; no entanto, te identifica. Caso contrário, teu comentário não será exposto no blog.